Tribunal da UE critica falta de transparência nos contratos de vacinas COVID-19.


Tribunal da UE critica falta de transparência nos contratos de vacinas COVID-19.

Reading

Read this text and listen to it at the same time. If you don’t know a word click it to see explanation, hear pronunciation or add it to vocabulary.
Tribunal da UE critica falta de transparência nos contratos de vacinas COVID-19.

A Comissão Europeia não permitiu acesso público suficiente às informações sobre os contratos de compra de vacinas COVID-19 com empresas farmacêuticas. Esta decisão veio um dia antes da votação para a presidência da Comissão Europeia.

Um grupo de legisladores da UE tomou medidas legais após a Comissão se recusar a conceder acesso total aos contratos de vacinas. A Comissão Europeia afirmou que geralmente concede 'o acesso público mais amplo possível' aos documentos.

No entanto, no caso das vacinas, a Comissão insistiu que 'precisava encontrar um equilíbrio difícil entre o direito do público à informação e as exigências legais dos próprios contratos'. A pandemia evidenciou a questão da transparência nas negociações de vacinas entre a UE e os grandes grupos farmacêuticos.

Em 2021, alguns membros do Parlamento Europeu solicitaram detalhes completos dos acordos, mas a Comissão apenas concordou em fornecer acesso parcial. Ela também se recusou a dizer quanto pagou pelas bilhões de doses que garantiu, argumentando que os contratos eram protegidos por motivos de confidencialidade.

O tribunal observou que a Comissão não demonstrou por que a divulgação das disposições dos acordos sobre a indemnização das empresas farmacêuticas prejudicaria seus interesses comerciais. Também disse que a Comissão deveria ter fornecido informações sobre os representantes dos Estados-Membros e funcionários da Comissão envolvidos nas negociações.


Questions

Answer the questions to the text. Speak or write, you choose. AI will assess your answers.

Quando a Comissão Europeia decidiu não permitir acesso público suficiente às informações sobre os contratos de compra de vacinas COVID-19?

Esta decisão veio um dia antes da votação para a presidência da Comissão Europeia.

O que a Comissão Europeia afirmou sobre o acesso público aos documentos dos contratos de vacinas?

A Comissão Europeia afirmou que geralmente concede 'o acesso público mais amplo possível' aos documentos.

O que o tribunal observou sobre a divulgação das disposições dos acordos de indemnização das empresas farmacêuticas pela Comissão Europeia?

O tribunal observou que a Comissão não demonstrou por que a divulgação das disposições dos acordos sobre a indemnização das empresas farmacêuticas prejudicaria seus interesses comerciais.


Describe the article image

Look at the article image and describe what you see on it. You may either speak or write your answer there.


Discussion

Discuss this article with your AI tutor to practice. Your tutor will help you with vocabulary and grammar.

Read a new article every day and
discuss it with AI at lingolette.com
All content and tasks are generated by AI inspired by a real publication.